Buscar
  • Carol Reis

back-ups me levam de volta a Beijing



Outro dia abri meu backup da viagem para a China e redescobri lugares, pessoas e cores que nem me lembrava. Momentos que vivi e desapareceram da minha memórias. Me fez bem e fiquei surpreendida mais uma vez. A primeira foi quando visitei o país pela primeira vez. Tudo isso que o mundo está vivendo, desde dezembro de 2019, com o Coronavírus nos deixou em alerta quanto a China. Muitas perguntas sem respostas. Eles poderiam ter contido esse vírus? E muitas descobertas que fizemos, desde então, em relação ao mundo, seus chefes de estados e sobre nós mesmos. Resolvi compartilhar algumas fotos (velhas mas, novas) de Beijing, e do meu olhar life in box no @carolclicamundos


Abaixo compartilho o texto de apresentação da exposição que fiz na Casa da Fiemg em Ouro preto e depois no DiamondMall.


Life in Box. Há vida na caixa.

Backpacking é uma expressão em inglês que ajuda a descrever a fotógrafa Carol Reis e suas imagens. A palavra é sonora e alegre. Tem ritmo. Reúne um modo de ser e também uma determinada atitude. Backpacking é um clique. É ação.

Paro. Penso. Revejo em minha mente a Carol com sua mochila de equipamentos às costas e o olhar atento, atravessando pela objetiva da câmara como uma seta. Olhar direto ao alvo.

Lá vai Carol fotografando, revelando, nos guiando com seu olhar pelo mundo ao redor. Já me deparei inúmeras vezes com ela nesse personagem: a Carol Clica-Mundos. E aqui, bem aqui nessa exposição, outra vez a identifico.

Em Life in Box a Carol Clica-Mundos nos brinda com uma coleção de fotografias que abordam o cotidiano chinês. Uma China que agora me é reapresentada através dessas imagens. Redesenhando meu imaginário, antes repleto de uniformes azuis e quimonos de seda vermelha.

Com sua habilidade incomum de encontrar o que há de especial naquilo que parece ser rotineiro e óbvio, nessas imagens a Carol Clica-Mundos nos surpreende ao revelar: há vida dentro da caixa! É como vejo essa mostra. Backpacking. Clique. Kung Fu. Um travelling coreográfico, onde a fotógrafa se vai deixando contaminar pelas pessoas, pela vida, pela cultura e pela natureza humana. Life in Box. Há vida na caixa. Aproveite!


João Alegria


[João Alegria é Diretor de Programação e Jornalismo do Canal Futura e Professor do Curso de Design em Mídias Digitais na PUC-Rio.]


61 visualizações
  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 por Carol Reis. Desenvolvido por Sintext