top of page
Buscar

Um contentamento contente

Atualizado: 4 de fev. de 2021




Amo essa fotografia feita na Bolívia em agosto de 2019, um lindo e pequeno menonita. Essa imagem me faz sorrir. O que me vem ao coração imediatamente é um sentimento de contentamento. O dicionário define essa palavra como estado de contente, satisfação, gosto, alegria, júbilo.

Benjamin Franklin disse que "O contentamento torna pobres em ricos; O descontentamento torna os ricos em pobres". Simples assim.

Buda com toda sua sabedoria falou que "A saúde é o maior bem; O contentamento, o maior tesouro; O amigo fiel, o melhor presente. O Nirvana é a suprema felicidade."

Eu, como demasiadamente humana que sou, com todas as minhas sombras e, também, luz, assim como a maioria das pessoas, acredito em Guimarães Rosa quando define que a felicidade se acha em horinhas de descuido.

Voltando a foto deste menininho que me causa amor, alegria e me faz lembrar que precisamos, todos os dias, reaprender a viver. E que não temos que ser alegres o tempo todo. Isso seria insano. Que as melhores coisas da vida não são coisas e são tão simples. Nada como viver um dia após o outro. E que o nosso contentamento seja genuinamente contente como deste rapazinho.


Menonitas: Origem: Wikipédia


Os menonitas (ou mennonitas) são um grupo de denominações cristãs que descende diretamente do movimento anabatista que surgiu na Europa no século XVI, na mesma época da Reforma Protestante. Tem o seu nome derivado do teólogo frísio Menno Simons (1496-1561), que através dos seus escritos articulou e formalizou os ensinos dos anabatistas suíços. Segundo estimativas de 2015, há mais de 2,1 milhões de menonitas espalhados pelo mundo todo.[1]


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ah!Arte

bottom of page